Mamografia Digital
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres no Brasil e no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele. Testes de triagem e técnicas de tratamento aprimorados estão salvando vidas.
O método de triagem mais comum é a mamografia. Ele usa raios-X para escanear seus seios. As imagens são verificadas em busca de algo irregular, e os médicos também procuram mudanças em testes anteriores.
As imagens foram gravadas em filme por muitos anos. Mas agora as mamografias digitais podem armazenar e analisar as informações usando um computador.
O que é mamografia digital?
O método de obter imagens de mamografia é o mesmo para os dois tipos. Um técnico posiciona seu seio entre duas placas, achata e comprime. Ela então tira imagens do seu peito de cima para baixo e de lado a lado. Pode ser desconfortável, mas todo o processo leva cerca de 20 minutos.
Os mamogramas de filmes são salvos em arquivos físicos. Com a mamografia digital, os raios X são transformados em sinais elétricos que podem ser armazenados em um computador. É semelhante à maneira como as câmeras digitais geram e armazenam fotos.